-
Arquitetos: FREYA Architects
- Área: 140 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ilya Ivanov
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando alugamos o espaço, os construtores já estavam derrubando tijolos históricos antigos. Pedimos para mantê-los com a ideia de usá-los no caixa, permitindo que cada convidado do café toque na história centenária. Esta é a memória do lugar que, juntamente com sua história, foi crucial. O objetivo básico de uma cafeteria é ser um lugar onde você pode pegar seu café para viagem, fazer uma reunião ou parar para apreciar uma refeição.
Nossa cafeteria possui três áreas:
1. A zona intermediária entre a rua e o café. Vemos esta parte como uma praça da cidade e é por isso que não há cadeiras clássicas com mesas. Aqui, colocamos cubos de compensado, bancos e pilares altos de concreto em forma de cilindro para os convidados ficarem em pé em uma rápida pausa para o café.
2. Salão claro com janelas grandes, mesas menores e uma grande mesa de madeira para aqueles que preferem reuniões mais longas.
3. Uma sala escura com mesas e um banco para pessoas que desejam sentar-se para trabalhar em seus laptops.
Com base no conceito de estética urbana, fomos inspirados pelo movimento arquitetônico mais marcante e interessante em Belgrado - o brutalismo. Arquitetura, formas e materiais se tornaram as principais ferramentas na criação do nosso espaço de café. Redesenhamos as grandes formas dos edifícios, reduzindo sua escala e transformamos seus elementos em itens para o interior. Usamos blocos de chaminés na base do banco, placas de pavimentação servem como moldura do balcão de pães e área do café, e tijolos históricos deixados após a restauração da parede são usados na área do caixa, enquanto as bandejas perfuradas funcionam como luminárias.
Além de trazer a arquitetura urbana para o espaço, também queríamos pregar a filosofia do próprio lugar: cooperação e reunião entre as pessoas, uma filosofia comum de nossa cafeteria e sua abordagem à cultura do café. Por isso, temos um banco em forma de fita que percorre todo o espaço, criando a sensação de que todos os visitantes estão sentados na mesma linha, mesmo em mesas diferentes.
A cafeteria está localizada em um prédio histórico de 1921 ao lado da última mesquita de Belgrado remanescente dos tempos do Império Otomano. Esta disposição dita o contexto e a estratégia para criar o interior. Assim, restauramos a aparência original das janelas, tornando-as do chão ao teto e aumentando a quantidade de luz dentro da cafeteria, ao mesmo tempo em que devolvemos a aparência original às fachadas.